Image Map

#EscrevendoUmLivro : Como começar sua história | Blog Extinta do Planeta

sábado, 12 de março de 2016 | |

Pra quem tá afim de escrever um livro futuramente , mas não sabe como começar , e qual história escrever , vou dar algumas dicas simples , mas que ajuda muito !

                                             

Oi Pessoal , tudo bom com vocês ?! Eu espero que sim !

Hoje vim contar uma super novidade pra vocês : Vou iniciar um projeto de literatura , que são dicas para escrever um livro .

Mas oque eu sei sobre isso ?! Nas minhas dicas , também usarei pra mim mesma , oque acho super legal , assim quando eu estiver mais avançada na escrita , vou comparar tudo isto . E vocês vão acompanhar em ''tempo real'' . Se eu tiver concorrência , irei escrever sobre a concorrência . Se eu estiver com um bloqueio de criatividade , escreverei aqui pra vocês sobre Bloqueio de criatividade . Como um diário .

Perdão não ser uma ex-experct no assunto , pois nunca escrevi um livro na vida . Mas vocês estarão me acompanhando nesta trajetória . Eu desejo futuramente publicar um livro , e sei que não sou só eu. Várias outras mentes curiosas e criativas estão nesta comigo , que futuramente estarão contando as experiências .

E hoje , vou dar algumas dicas de Como começar sua história , que como na ''regra'' , eu também estou passando por isso , não quero escrever minha experiência o post todo , porque senão estarei focando em mim mesma . Então junto com minha anotação , darei dicas pra vocês , ou melhor , para nós futuros escritores . 

Eu espero que vocês gostem , um beeeijo !!!


Certo dia , eu estava lendo meu blog pelo tablet .
Pensei em pedir pra meu pai ler um dos meus posts , já que acho que nunca lera .
O escolhido foi um texto , o Love Yourself ( pra quem não leu , tá muito bacana , clique AQUI ) e ele foi lendo . Acho que tens um pouco de dificuldade em ler em pensamento , e lia abertamente . 

Enquanto lia , olhava pra mim com expressões do tipo '' nossa que profundo '' .
No final , ele olhou pra minha mãe e disse : '' Fulana , Ester tem que escrever um livro '' .
Eu fiquei tipo '' Oque?! Tá falando sério ?! '' .

Insistiram tanto , mas eu achava um absurdo . Eu só escrevia pra ajudar , contar experiências , escrever pra alguém , por hobby . E sobre oque eu iria escrever ?! Principalmente um livro ?! 
Não estava afim ( não mesmo ) de escrever um livro de auto ajuda sendo que , eu tenho apenas 13 anos , oque eu iria saber pra ajudar as pessoas ou então , por que eu ajudaria a pessoa sem nem mesmo saber oque é que precisa ?! 

E vamos considerar que não é nada fácil fazer um livro , e nem publicá-lo . 

E quem POR ALGUM ACASO iria aceitar algum livro de uma menina de 13 anos ?! Aposto que raramente alguém aceitaria isso . 

Estava mesmo com uma pequena ideia de escrever um livro futuramente . Mas meus pais acham que é assim : BUM ! 
É muito complicado , e custa dinheiro , oque não é uma boa hora por agora ...
Mas eu comecei a restaurar aquela ideia que estava muito longe , e a trouxe pra mais perto , não queria publicar um livro agora , claro , mas até lá , eu poderia ir me preparando

Um filme que me inspira muito , é o Magia Além das Palavras . E lembrei dele , a protagonista J.K escrevia em um papel mesmo . Depois de muito esforço , J.K conseguiu publicar Harry Potter . E eu fiquei tipo '' e se eu começasse a me preparar e ter algo em mente ?! '' seria legal , não é ?! 

Então , pensei em criar uma história . E darei 5 dicas pra vocês começarem a escrever uma história também . São dicas simples mas super úteis !

A Dica um , é ler . Ler muuuito . Conhecer novas escritas , novos autores , ler e reler livros e histórias de autores famosos , seus autores preferidos e tal . Muitos autores são diferentes uns dos outros , no modo de escrita , de perspectiva , etc . Então veja no qual se encaixe melhor e siga esse modo .

A dica dois , é escrever . Em diários , poesias , blogs , textos , cartas , redações ... Praticar bastante !!! Nós precisamos ver oque podemos melhorar , oque ficaria mais fácil , enfim .
Uma dica super boa , é pegar um texto super grande de um livro de português , ou qualquer outro texto , e tentar resumi-lo em 5 linhas . Ou se limite , se o texto for de 10 linhas , resuma-o em 5 , 6 ... Assim te ajudará a praticar resumos , pra quando for preciso contar uma história simples , não enrolar muito .

A Dica três , é andar com um bloquinho de notas nas mãos . Ou até mesmo seu celular . Onde quer que vai , repare em tudo que der . Vai escrevendo com uma perspectiva diferente , como por exemplo : '' Vejo árvores de ipê rosa '' mas para te dar mais inspiração , escreva : '' Vejo árvores de ipê rosa e meu antigo amor , ele está dançando com seu novo amor , enquanto finjo observar o ipê rosa , que agora já não é mais interessante pra mim ... ''
 Percebe-se ?! Crie e imagine com coisas ao seu redor , colocando um toque de imaginação e assim estará se preparando para citar detalhes , como o ipê rosa . Você poderia muito bem só falar que seu antigo amor estava dançando com outra(o) , mas seu ''ipê rosa'' deu um detalhe natural , que existiu realmente mas o utilizou como base pra uma história . 

A dica quatro , é fotografar , pra quem não tem tempo de observar o seu redor , fotografe oque achar interessante e bonito de inventar . 
Depois , coloque em sua caderneta mais tarde , pra não esquecer do que se trata aquela imagem . 
E quando não tem como andar ou fotografar, vá até o tumblr ou o We Heart It , que lá tem muitas imagens inspiradoras . Assim você vai ver lindas imagens e vai criar uma história pra ela . 
Viu uma borboleta fotografada por outra pessoa ?! Olhe fixamente pra foto e crie . Exemplo : '' A borboleta me via rodopiar com felicidade e entusiasmo livremente , enquanto ela ainda estava presa ao casulo ... '' 
E se inspire. Tá no computador ?! Entra em um desses sites e use a imaginação e anote . Viu uma imagem ?! Imagine uma história e não esqueça de anotar .

A dica cinco , É rever suas anotações e fotos . Reveja tudo e vai praticando até estar realmente pronta . Está pronta ?! Comece a escrever sua própria história . Se ver que precisa melhorar , continue praticando .

Eu fiz um post que é meio antiguinho , mas eu reli e me surpreendi com as dicas haha , realmente muito boas , lá tem mais dicas pra ter inspirações pra escrever . É só clicar AQUI que vai te direcionar pro post que ajudou várias pessoas !!! 

E boa sorte pra nós nesta trajetória !!!

Eu espero que vocês tenham gostado !!! Qual dica mais inspiraram vocês ?! Comentem !!! Um enorme beijo !

Compartilhem pras todo mundo poder seguir essas dicas e conseguir junto com a gente , a publicar nosso futuro livro !!!

Siga o blog pra acompanhar essa trajetória e outros posts muito legais !

Um grande beijo , Tchau !!!

- Extinta do Planeta . 

6 comentários:

  1. Adorei! Não estranhe meu comentário, mas de jeito nenhum eu acharia que você tem 13 anos! Pelo jeito que escreve parece ser uma moça de pelo menos uns 16 anos =D Adorei suas dicas e já faz um tempo que sigo cada passo que você descreveu. Boa sorte com seu livro e pode esquecer sua idade, porque sua mente certamente é mais madura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada , é muita felicidade ver um comentário assim !!! Já te amo !!! Grande beeeijo !!!

      Excluir
  2. Vc tem muito talento com a escrita, eu amaria seu livro com certeza!!!

    Sucesso ♥

    www.bloghelenacampos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh , muuuito obrigada sua linda !!! ♥ Não sabe como me faz feliz !!!

      Excluir
  3. Você escreve de um jeito super legal, como se fosse um poema ou seilá, é meio confuso, mas bem criativo. Adorei o Post e as dicas ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muuuito obrigada sua linda !!! Isso me faz muito feliz !!! Beeeijos !

      Excluir

.